Para aumentar as vendas do seu posto, é preciso aproveitar todas as oportunidades da sua localização.
É preciso investir no cliente e lapidar esse relacionamento, e uma forma crucial para isso é transformar seu posto em um centro comercial que oferece ao cliente tudo o que ele necessita em apenas um lugar.
Veja um exemplo:
O cliente deseja abastecer o seu veículo, mas também pode fazer uma refeição.
Essa refeição não precisa ser um lanche de micro-ondas, pode ser uma refeição diferenciada.
Agora, em vez de cliente gastar apenas com o abastecimento, ele também se alimenta e assim o ticket médio desse consumidor vai aumentar.
Essa é uma inovação que muitos revendedores estão fazendo ao transformar o seu posto em um ponto de encontro.
E muitos postos estão transformando a sua conveniência em restaurante diferenciado, por exemplo hamburgueria.
Diversifique as oportunidades no Posto
Mas podemos também sair do óbvio e aproveitar o espaço do posto para oferecer outros serviços ao cliente.
Em um posto de Brasília, para fidelizar o público feminino, foi aberto uma esmaltaria.
As mulheres podem deixar o carro para lavar e, enquanto aguardam o serviço, podem fazer as unhas.
Agora todas as vezes que a cliente precisar fazer unhas, vai ao posto, abastece e lava o carro, aproveitando o tempo.
Além de unhas, elas também pode fazer depilação no mesmo lugar.
A cliente, portanto, vai ao posto para abastecer ou para lavar o carro e de quebra, ainda cuida da sua beleza.
Além disso, ela também pode acabar levando o que é vendido na loja: maquiagem, produtos da Gramado e até produtos de um mini sexy shopping.
Fizemos um vídeo mostrando o poder que tem o serviço adicionais.
Eu sou mulher e motorista, por exemplo, e necessito fazer uma lavagem do veículo, então aproveito enquanto espero a lavagem do carro e já faço as unhas.
Mas o que me chamou a atenção foi a qualidade do serviço prestado, desde o atendimento inicial na esmaltaria até a prestação do serviço e o custo.
Fiquei fiel a esse estabelecimento, já que esperar no posto é algo que ninguém gosta.
Um ramo totalmente inovador
Também chamou a minha atenção o sexy shopping!
Sim, a presença de um mini sexy shopping no posto, algo que poderia ser constrangedor para alguns clientes, sendo ofertado junto com produtos de custo elevadíssimo, como os da marca Gramado.
É possível comprar géis, lubrificantes e outros artigos para apimentar o relacionamento.
O mesmo posto de combustível ainda conta com um serviço de barbearia, uma pizzaria tradicional de Brasília e um Martelinho de Ouro, tudo em um único local e aproveitando cada centímetro do espaço do posto.
Conclusão
Como você pode ver, os postos de combustíveis podem ir além de serem simples locais para abastecimento, troca de óleo e lavagem de veículos.
Apostar em outros serviços diferenciados, como os citados nesse artigo, por exemplo, pode aumentar muito as vendas do seu posto ao diferencia-lo dos demais concorrentes.