Fidelizar os clientes é um dos grandes desafios de qualquer empreendimento, se tornando mais importante até mesmo do que a aquisição de novos clientes, visto que com a fidelização você ganhará clientes que sempre estarão voltando para fazer novos serviços e adquirir produtos.
Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas no seu posto de combustível para fidelizar os clientes, dicas simples, mas que muitos donos de negócios deixam passar e perdem potenciais clientes duradouros.
Veja agora 4 estratégias para adotar no seu posto e fidelizar clientes com sucesso.
Estratégias para fidelizar os clientes
Comece pelo básico: capacitação dos funcionários
A primeira estratégia é a mais simples e óbvia de todas, mas que muitos postos não fazem e uma das que mais os fazem perder clientes.
Capacitar seus funcionários para que eles atendam melhor os clientes, sempre com muita atenção e educação, e demonstrando conhecimento sobre os produtos e serviços do posto é uma ótima forma de fidelizar os clientes.
Aqui há uma ênfase maior nos atendentes de pista, os frentistas, que são o principal contato dos clientes com os postos.
Se eles tiverem conhecimentos sobre os combustíveis e como realizar as análises destes, então seu posto terá um diferencial a mais.
Isso porque, a qualquer momento, o frentista poderá demonstrar que o combustível revendido está dentro dos padrões de qualidade.
Muitos clientes acabam por não mais voltar a um estabelecimento de acordo com o modo como são atendidos pelos funcionários.
Portanto, fique de olho em como seus colaboradores trabalham e os treine para serem ótimos profissionais.
Mantenha o atendimento ágil: cliente não gosta de esperar
Outro fator que está diretamente relacionado a um bom atendimento dos funcionários é a questão da agilidade para que o cliente seja atendido quando chega ao posto.
Muitas vezes o cliente fica esperando que apareça algum frentista para abastecer, por exemplo, e esse é um dos grandes problemas que os fazem ir embora ser fazer a compra do combustível.
Como muitas pessoas param para abastecer a caminho ou na volta de compromissos, como trabalho ou faculdade, reduzir o tempo de espera é uma ótima forma de fidelizar o cliente para que ele sempre volte a procurar seu posto.
Manter um espaço amplo e acessível para entrada e saída de veículos, evitando assim congestionamentos, também é um diferencial para o cliente.
Flexibilizar o pagamento: clientes querem ter opções
Alguns estabelecimentos, em todos os setores, gostam de restringir formas de pagamento, por exemplo, aceitando apenas dinheiro vivo, e no ramo dos postos isso não é diferente.
Uma estratégia para fidelizar o cliente é justamente flexibilizar o modo como ele pode pagar: dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito e até cheques.
Colocar várias opções ajuda a atrair clientes que façam apenas um tipo de pagamento específico, como os que pagam apenas no cartão ou no cheque.
Trazer sempre a máquina em bom funcionamento, bem como disponibilizar o troco rapidamente, sem precisar que o cliente tenha que se deslocar do carro é um diferencial.
Cadastro de clientes e oferecimento de ganhos
Manter um cadastro do cliente, atentando-se para o histórico de compras de produtos e serviços dele, bem como oferecer ganhos pela sua constante volta ao posto é uma forma de fidelizar o cliente.
Uma ótima ideia é oferecer promoções, como brindes, sorteios e produtos que sejam do interesse dele e que o façam sempre abastecer e utilizar os serviços do seu posto.
O cliente precisa perceber que o estabelecimento está preocupado em oferecer um ótimo serviço de acordo com as necessidades dele, bem como ganhos pela sua fidelidade.
Conclusão
Fidelizar o cliente é necessário para fazer seu negócio ganhar nome e respeito no mercado, crescendo cada vez mais.
A ideal principal para conseguir fidelizar o cliente e fazer ele escolher o seu posto ao invés do concorrente é fazê-lo sentir-se importante para o seu negócio e perceber que isso irá lhe trazer benefícios.
Conhece mais alguma maneira de ganhar a fidelidade do cliente nos postos de combustíveis? Escreva nos nossos comentários.