A nova gasolina no Brasil será mais homogênea, o que poderá reduzir o consumo em até 6%.
Antes de mais nada essa é uma das modificações provocadas pela Resolução 807/20 da Agência Nacional de Petróleo e Biocombustível (ANP).
Assim a gasolina passará a ter uma nova especificação para uso automotivo. As mudanças também abrangem as obrigações quanto ao controle da qualidade do combustível nos postos e nas distribuidoras no Brasil.
São três os principais fatores que vão levar à melhoria na qualidade da nova gasolina brasileira: fixação de limites para a octanagem RON, o valor mínimo da massa específica e parâmetros de destilação.
A partir de agosto de 2020, a gasolina será de melhor qualidade, mais parecida com o combustível utilizado nos Estados Unidos e em países da Europa. Essa mudança foi provocada pela Resolução 807/20, da ANP, que estabelece uma nova especificação para a gasolina vendida no país.
Logo depois da publicação da resolução em janeiro de 2020 temos uma nova a especificação da gasolina de uso automotivo e as obrigações quanto ao controle da qualidade a serem atendidas pelos agentes econômicos que comercializarem o produto no Brasil.
Conheça a classificação das gasolinas
Em primeiro lugar é precisa saber como as gasolinas automotivas são classificadas:
Gasolina A comum, combustível produzido a partir de processos utilizados nas refinarias, nas centrais de matérias-primas petroquímicas e nos formuladores, destinado aos veículos automotivos dotados de motores de ignição por centelha, isentos de componentes oxigenados.
Assim como a Gasolina A comum a Gasolina A premium é produzida pelo mesmo processo, mas possui octanagem diferente.
Ou seja, a Gasolina A premium é um combustível de elevada octanagem. Além disso, é destinada aos veículos automotivos dotados de motores de ignição por centelha, cujo projeto exija uma gasolina com maior octanagem, isenta de componentes oxigenados.
A diferença então é na octanagem (propriedade de a gasolina resistir à compressão sem entrar em autoignição).
A octanagem é a capacidade de a gasolina resistir sem detonar quando misturada com oxigênio, presente no ar, em condições de temperatura pré-estabelecidas.
Antes de agosto de 2020 no Brasil, a unidade de medida era a IAD (média aritmética entre os valores MON e o RON). Essa medição é feita quando o motor está carregado, em baixa rotação. Agora será medido em RON.
Saiba o que é RON na nova Gasolina Brasileira
Octanagem é o número de octanas de um combustível medido em motores de ciclo Otto, podendo ser medido em duas metodologias.
Primeiro o Research Octane Number ou Número de Octanas Pesquisa (RON) é uma forma de medir as octanas e será utilizada a partir de agosto no Brasil.
Nesse caso, deve ser observada a resistência à detonação em um motor-padrão que trabalha em giros baixos.
Uma outra maneira de medir o número de octanas é Motor Octane Number ou Número de Octanas Motor (MON). A diferença entre esses métodos envolve as condições do motor-padrão que trabalha em giros altos.
Em outras palavras, o índice de octanagem serve para medir a qualidade da gasolina. Por isso, estão falando que a qualidade da nova gasolina no Brasil a partir de agosto vai mudar.
Consequentemente haverá uma redução do fenômeno da pré-detonação, popularmente chamada de batida de pino, que pode comprometer o motor.
Portanto, quanto maior a sua resistência à detonação, maior é a octanagem. Então, maior será a taxa de compressão suportada pelo motor do veículo quando utilizado um combustível com maior octanagem.
A primeira mudança é na especificação da massa específica da gasolina brasileira
Dessa forma, a Resolução da 807/20 determina que os parâmetros de octanagem (MON e RON) deverão ser levados em consideração no combustível do Tipo C, aquele que tem o Etanol Anidro Combustível adicionado à gasolina A.
Contudo como a gasolina C comum e a gasolina C premium é uma mistura de gasolina A e de etanol anidro combustível, nas proporções definidas pela legislação em vigor para cada tipo de gasolina.
Dessa forma, a adição de etanol anidro a gasolina tipo a melhora a performance dos combustíveis nos motores, já que o etanol possui o índice de octanas elevado entre 110 – 120.
Assim teremos:
CARACTERÍSTICA | Gasolina Comum | Gasolina Premium |
C | C | |
Nº de Octano Motor – MON, mín. | 82 | Anotar |
Nº de Octano Pesquisa – RON, mín. | 93 | 97 |
Lembrando que, até 31 de dezembro de 2021, o limite exigido para o parâmetro RON será de 92,0. A partir de 1° de janeiro de 2022, passará a vigorar o limite de 93,0.
A segunda mudança é na especificação da massa específica da gasolina brasileira
Logo depois de 3 de agosto de 2020, as especificações das Gasolinas Comum e Premium referentes à massa específica a 20 °C passarão a ter um valor mínimo.
Independentemente de ser gasolina C comum, aditivada ou premium ao realizar a análise de massa específica a 20 °C, o limite tem que ser no mínimo 715 kg/m³.
Como resultado o combustível que não tiver o valor mínimo da densidade deverá ser devolvido à distribuidora, antes o Posto apenas realizava a análise e anotava no Livro de Registro de Análise.
Portanto com densidade mínima para gasolina haverá mais energia e redução do consumo de combustível nos veículos.
Dessa forma o densímetro, utilizado para realizar a determinação da massa específica, continua sendo o mesmo.
A terceira modificação será temperatura de destilação diferente
Finalmente a terceira mudança é a temperatura de destilação de 50% evaporados para gasolina comum e premium A.
Apesar do parâmetro ter alteração apenas na gasolina A ao alterar a qualidade do combustível Tipo A, teremos uma melhora gasolina brasileira tipo C.
Em outras palavras as temperaturas de destilação verificam: a partida a frio T10 (temperatura de 10%), a temperatura de aquecimento do motor a T50 e constata o desempenho de aquecimento a T90.
Ou seja, estabelecer uma temperatura mínima para o ponto de T50 demonstra que é mais fácil aquecer o motor, principalmente para veículos mais antigos que não possuem o sistema de injeção eletrônica.
Logo, ao receber o combustível no posto deverá verificar o Boletim de Conformidade enviado pela distribuidora e se a temperatura mínima de evaporação de 50% do volume foi 77°C para o produto tipo A.
O Teor de Etanol na Gasolina revendido no Brasil altera?
Seja como for, percentual de etanol anidro na nova gasolina brasileira continua o mesmo, ou seja, 27% na comum e aditivada e 25% na premium.
E como diferencio a gasolinas ?
Assim, é possível diferenciar a gasolina comum da gasolina aditivada pela coloração:
Tipo de Gasolina | Cor |
Gasolina Comum | De incolor a amareladas |
Gasolina Aditivada | Esverdeada |
Gasolina Premium | Incolor |
Simultaneamente a presença de aditivo, o teor de etanol e a octanagem diferenciam as gasolinas tipo C.
Tipo de Gasolina | Teor de Etanol | Octanagem |
Gasolina C Comum | 27% de EAC | 93,0 RON |
Gasolina C Aditivada | 27% de EAC | 93,0 RON |
Gasolina C Premium | 25% de EAC | 97,0 RON |
Antes que me perguntem a gasolina premium aparece com nomes diferentes para cada uma das distribuidoras.
Gasolina Premium | Teor de Etanol |
Petrobrás | Podium |
Ipiranga | Octapro |
Shell | Shell Racing |
O que muda na nova gasolina brasileira:
Em resumo conforme a Resolução da ANP são três os principais fatores que vão levar à melhoria na qualidade da nova gasolina brasileira:
- valor mínimo da massa específica de 715 kg/m³;
- parâmetros de destilação na gasolina A de 77 a 120°C de 50% de evaporados e;
- fixação para limites para a octanagem RON, até 31 de dezembro de 2021, o limite exigido para o parâmetro RON será de 92,0 e a partir de 1° de janeiro de 2022 passará a vigorar o limite de 93,0.
Consequentemente a nova gasolina no Brasil promete melhorar o desempenho do motor. Isso é importante para diminuir os riscos de problemas no veículo. Porém, os motoristas devem fazer as revisões periódicas para evitar imprevistos.
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