Quem realiza todos os abastecimentos é o frentista. Para um posto de combustível ter sucesso nas vendas, os frentistas devem estar treinados já que eles terão contato direto com os clientes.
O frentista com o poder de abordagem e poderá reter ou perder motorista, mesmo sabendo que o motorista seja uma prioridade a ausência do conhecimento pode manchar a imagem do posto, pois está associada o frentista ao posto, e consequentemente a qualidade do combustível.
O frentista não realiza apenas os abastecimentos, pois, para prestar um atendimento completo, deve executar outras atividades, como calibrar pneus e verificar o nível de água e outros serviços de cortesia.
A falta de conhecimento pode comprometer a imagem do posto. Para garantir um serviço de excelência e a lucratividade ao posto, é preciso treinar continuamente os frentistas. Mas como fazer isso de forma eficiente?
Desenvolvimento ou Treinamento para frentista?
O primeiro ponto a esclarecermos é a diferença entre desenvolvimento e capacitação de frentistas no posto.
Quando falamos do desenvolvimento, priorizamos o processo de crescimento individual que está relacionado com o aprimoramento do conhecimento e habilidades do frentista, sem que esteja diretamente ligada ao abastecimento.
Trata-se da capacidade de acumular conhecimentos e informações que podem melhorar efetivamente o desempenho de um colaborador em sua função. Assim, esse método oferece um aprimoramento contínuo.
Para facilitar o entendimento das principais diferenças entre treinamento e desenvolvimento, confira a tabela abaixo:
Por que o desenvolvimento do frentista é indispensável?
A metas em posto necessitam ser batidas. Alcançar as metas de galonagem é uma tarefa cada vez mais difícil para postos que não têm frentistas capacitados.
Hoje os postos têm uma competitividade que exige um atendimento diferenciado. O desenvolvimento de frentista é um investimento indispensável, para que ele possa abastecer e vender outros serviços.
O treinamento com foco no desenvolvimento aumenta a eficácia no atendimento do frentista, já que o transforma em um vendedor. Assim, ele entende o que o motorista espera e reconhece possíveis problemas para ofertar soluções.
O treinamento prepara o frentista para entender as dificuldades no atendimento e como realizar as vendas de outros produtos. Isso é muito bom para aumentar a margem de lucro do posto.
Um treinamento com foco no desenvolvimento tem que ser baseado no diagnóstico do posto. O ideal é que seja realizado de forma prática e permita simular as oportunidades de vendas, o que é crucial para melhorar as habilidades do frentista.
Por isso, investir no desenvolvimento de funcionários é um grande ganho para os postos, pois oferece aos frentistas mais recursos para realizar os serviços de forma perfeita, aumentando as chances de fidelizar o motorista.
Lembrando que o profissional de vendas necessita ter perfil para ser um vendedor, e não será o treinamento que irá desenvolver as habilidades. Quem faz isso é o desenvolvimento individual, e não o treinamento da equipe de frentista.
Por que o gerente do posto é importante no treinamento de frentista?
Não é fácil montar uma equipe de frentistas que esteja totalmente preparada para prestar um atendimento que receba nota 1000 pelos motoristas.
O primeiro passo para estabelecer que o desenvolvimento proporcione bons resultados começa na etapa de planejamento, após o primeiro diagnóstico, realizado pelo gerente do posto ou supervisor.
É recomendado montar um calendário de atividades para que o desenvolvimento s serem feitos em momentos oportunos e continuadamente. Além disso deve ter um procedimento que os treinamentos sejam realizados em horários alternados para que o abastecimento no posto não serem prejudicados pela falta de profissionais.
Outra iniciativa necessária é que haja um acompanhamento dos funcionários após ministrar o treinamento. A medida é uma maneira de constatar se os frentistas assimilaram devidamente o conteúdo apresentado.
A partir desse acompanhamento, o gestor pode dar um feedback mais preciso de como o frentista pode ter um melhor desempenho, o que é imprescindível para um posto aumentar as vendas e ser reconhecido pelo motorista como um posto de qualidade.
Assim o gerente assume a postura de orientar sempre os frentistas para minimizar os erros. É essencial mostrar para o frentista, de forma didática, como corrigir eventuais equívocos que podem ocorrer durante o abastecimento.
Por isso o gerente, supervisor e revendedor deve participar da capacitação para que possa orientar de maneira educada para não constranger o empregado, quando necessitar corrigir erros.
À medida que o gerente conquista a confiança da equipe, melhores serão os resultados das ações desenvolvidas.