Posto Nota 1000

Soluções simples Gestão do seu posto
+55 (61) 3456789
maria@postonota1000.com.br.

ANP - Cartilha ANP GESTÃO DE PESSOAS - Check List MTE - Check List

Copyright 2018.

Entre em contato
  • Posto Nota 1000
  • Empresa
  • Blog
  • Cursos
  • Materiais Ricos
Posto Nota 1000
  • Posto Nota 1000
  • Empresa
  • Blog
  • Cursos
  • Materiais Ricos

Verticalização da Revenda pode acabar com os Bandeira Branca. Não deixe de ler!

Blog Atendimento no Posto Verticalização da Revenda pode acabar com os Bandeira Branca. Não deixe de ler!

O grande debate em torno dos preços dos combustíveis, que ganhou ainda mais visibilidade após a greve dos caminhoneiros do ano passado, geraram diversas propostas com a finalidade de redução desses valores.

A CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) lançou propostas de algumas medidas que, teoricamente, tornariam viáveis essas baixas nos preços.

Uma delas é justamente a verticalização da revenda pelas distribuidoras de combustíveis, um assunto que tem gerado bastante polêmica.

Apesar de ser defendido que essa é uma medida que efetivamente contribuiria para a redução do preço dos combustíveis, ela pode afetar diversos pequenos revendedores, os chamados bandeira branca.

Para entender mais sobre esse tema, resolvemos trazer aqui esse artigo com algumas informações acerca do assunto.

Acompanhe até o final e saiba tudo sobre o que pode acontecer ainda esse ano com relação às distribuidoras e aos revendedores de combustíveis.

Verticalização da revenda:
entenda tudo sobre essa medida

Postos Bandeira Branca

_

Os postos bandeira branca são aqueles que não ostentam nenhuma marca conhecida de distribuidora, como Shell, Petrobras ou Ipiranga.

Atualmente, muitos revendedores de combustíveis resolveram aderir e serem um posto bandeira branca, por terem mais flexibilidade para trabalhar com diferentes distribuidoras, podendo ter mais autonomia sobre preços e produtos.

Dessa forma, eles conseguem preços de compra razoáveis, mas ainda com qualidade, podendo lucrar bastante e ainda oferecer um ótimo valor ao cliente.

Se uma cidade possui diversos postos bandeira branca, maior será a concorrência e menor será a média do preço dos combustíveis para os consumidores.

Essa que foi uma forma de os empreendedores tornarem seus negócios mais viáveis no ramo dos combustíveis está agora em xeque, podendo acabar se a verticalização da revenda for aprovada.

Verticalização da revenda pelas distribuidoras

_

A verticalização da revenda é quando uma distribuidora de combustíveis detém participação direta na atividade de revenda, o que atualmente é proibido no Brasil.

O objetivo dessa proibição é proporcionar maior possibilidade de revendedores autônomos poderem estar em um mercado equilibrado sem precisar competir com as grandes distribuidoras de combustíveis.

Entretanto, a liberação da verticalização da revenda tem sido discutida como uma das propostas apresentadas pelo CADE para reduzir o preço ao consumidor final.

Isso seria possível porque as grandes distribuidoras poderiam ter um maior controle sobre o preço final repassado ao consumidor (o cliente que abastece seu veículo nos postos).

Com isso, elas seriam capazes de oferecer um preço bem baixo a esse consumidor final, sem ter prejuízo e garantindo um bom lucro.

Entretanto, isso acarretaria em um enorme prejuízo aos postos revendedores autônomos e também às distribuidoras emergentes, que não conseguiriam competir no mercado em pé de igualdade.

Com preços mais altos, eles perderiam clientes e acabariam tendo que fechar, o que proporcionaria uma diminuição na concorrência e não um aumento, como é o pretendido.

Ao contrário do que muitos pensam, os postos bandeira branca são essenciais para a concorrência das distribuidoras e no varejo.

Isso porque quanto mais postos bandeira branca, maior a possibilidade de que novas distribuidoras possam entrar no mercado atacadista e aumentar a concorrência daquelas já existentes, reduzindo os preços de compra.

Além disso, como dito anteriormente, quanto mais postos bandeira branca no mercado de varejo, maior a concorrência entre eles e menor serão os preços passados ao consumidor final.

Dessa forma, os grupos representantes dos revendedores autônomos rebatem que modificar a legislação atual para permitir a verticalização da revenda não resolverá o problema da concorrência e dos preços.

Para isso, a Agência Nacional de Petróleo precisa colocar a luz sobre os verdadeiros problemas e preocupações referentes ao mercado de combustíveis para achar uma solução válida e real.

Conclusão

_

Como você pôde ver, o tema sobre o fim da proibição da verticalização da revenda está em alta no momento, inclusive com o aval do CADE.

Entretanto, ao invés de resolver o problema da concorrência e dos preços dos combustíveis, essa medida pode acabar com a existência dos postos bandeira branca, que não terão como disputar o mercado com as distribuidoras.

Dessa forma, é necessária a adoção de outras medidas que não afetem os postos revendedores autônomos nem as distribuidoras emergentes, e que resultem em uma diminuição dos preços dos combustíveis para os consumidores finais.

Ficou com alguma dúvida sobre como a verticalização da revenda pode acabar com os postos bandeira branca? Escreva nos comentários.

Atendimento no PostoMercado Revenda de CombustívelPreço do Combustível

  • AnteriorComo aumentar o lucro do posto?

  • PróximoGOfit o delivery de combustível, ANP diz que é ilegal

Posts Relacionados

GOfit Delivery de Combustível

GOfit – Delivery do combustível em testes

Atendimento no Posto, Mercado Revenda de Combustível, Preço do Combustível
Análise de Combustível: Por que é importante?

Análise de Combustível: Por que é importante?

Atendimento no Posto, Mercado Revenda de Combustível, Preço do Combustível
Treinamento de frentista

Treinamento de frentista: por que é tão importante?

Atendimento no Posto, Mercado Revenda de Combustível, Preço do Combustível

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MATERIAIS RICOS

ANP - Cartilha ANP

Agência Nacional do Petróleo

GESTÃO DE PESSOAS - Check List

GESTÃO DE PESSOAS – Check List

MTE - Check List

MTE – Check List

Meio Ambiente

POSTS RECENTES

  • Especialista explica como será a nova gasolina
  • Etanol Anidro ou Hidratado, você sabe qual a diferença?
  • GOfit – Delivery do combustível em testes
  • Análise de Combustível: Por que é importante?
  • Treinamento de frentista: por que é tão importante?

CATEGORIAS

  • Atendimento no Posto
  • Benzeno – Anexo II NR09
  • Combustível adulterado
  • Fiscalização ANP
  • Mercado Revenda de Combustível
  • NR 20 – Segurança e saúde com inflamáveis e combustíveis
  • Preço do Combustível
  • Qualidade do Combustível
  • Segurança em Posto de Abastecimento
  • Sem categoria

VERIFIQUE SEU EPI

Consulta de CA

SOBRE A UNIVERSIDADE DO POSTO

A Universidade do Posto nasceu para frentistas e gerentes transformarem as oportunidades em realização e tornarem o Posto de Abastecimento um campeão de vendas de combustível de qualidade, seguro e em dia com a ANP.

Saiba Mais

 
 
Termos de Uso
Política de Privacidade
Posto Nota 1000 - Todos os direitos reservados
WhatsApp Me chama no Whats...